quinta-feira, 2 de novembro de 2023

As Nossas Relações São Líquidas


Que as nossas relações são líquidas, Bauman já nos disse. A qualidade dos nossos relacionamentos é ruim, também parece que todos já sabemos. Mas como se dá tudo isso na nossa vida diária? O trivial líquido é a percepção de como nossos relacionamentos estão cada dia mais frágeis.

Uma das grandes questões que provam esse trivial líquido da vida é a pergunta: por que os homens não se ajudam. Quantos dos nossos amigos – atuais – estão cercados de problemas, conflitos, e somos incapazes de ajudá-los. Não há nessas relações nenhum sentido de alteridade, apenas de proveito. Aproveite algo de mim e eu aproveito algo de você. Apenas isto. E isso com certeza reflete em nosso mundo, na maneira como lidamos com os recursos que o mundo coloca a nossa disposição. É a lógica do proveito.

Se pudéssemos falar em alguma espécie de salvação para as relações humanas com certeza seria desacelerar o modo como lidamos com o outro. Parar. E sair desse processo de insensibilidade e invisibilidade em relação aos outros, para enxergá-los não como objeto de proveito, mas como uma pessoa que também sente exatamente como nós sentimos.

(Meer)

Sem comentários: