Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 21 de agosto de 2025

Comunidades De Discurso De Ódio E De Transtornos Psiquiátricos Têm Os Mesmos Padrões De Linguagem


Os investigadores encontraram uma forte associação entre as postagens em comunidades de discurso de ódio e os padrões de postagens em comunidades reunindo pacientes de certos transtornos psiquiátricos.

Pesquisas anteriores já revelaram associações entre certos traços de personalidade e o ato de publicar discurso de ódio ou desinformação online. No entanto, Andrew Alexander e Hongbin Wang, da Universidade A&M do Texas (EUA) queriam saber se existe alguma associação entre o bem-estar psicológico e o discurso de ódio ou a desinformação online.

Para isso, usaram ferramentas de inteligência artificial para analisar postagens de 54 comunidades da rede social Reddit relevantes para discurso de ódio e desinformação, de um lado, e transtornos psiquiátricos de outro. Para uma comparação neutra, eles usaram outras comunidades sem qualquer conexão com essas categorias.

As associações entre desinformação e transtornos psiquiátricos foram menos claras, mas com algumas conexões com transtornos de ansiedade.

Os dois investigadores de fato sugerem que suas descobertas podem ajudar a fundamentar novas estratégias para combater o discurso de ódio e a desinformação online, como tratá-los com elementos de terapia desenvolvidos para transtornos psiquiátricos.

"Os nossos resultados mostram que os padrões de fala daqueles que participam de discursos de ódio online têm fortes semelhanças subjacentes com aqueles que participam de comunidades para indivíduos com certos transtornos psiquiátricos. 

Os principais entre eles são Transtorno de Personalidade Narcisista, Transtorno de Personalidade Antissocial e Transtorno de Personalidade Limítrofe. Esses transtornos são geralmente conhecidos pela falta de empatia/consideração pelo bem-estar dos outros ou por dificuldades em lidar com a raiva e se relacionar com os outros," escreveram os autores.

Checagem com artigo científico:

Artigo: Topological data mapping of online hate speech, misinformation, and general mental health
Autores: Andrew William Alexander, Hongbin Wang
Publicação: PLOS Digital Health
DOI: 10.1371/journal.pdig.0000935, (via DS)

Sem comentários: