quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Alterações Climáticas e Escassez de Água


A escassez de água, que preocupa cada vez mais os governos de todo o mundo por causa das alterações climáticas, é a grande preocupação da relatora da ONU, que destacou, em declarações à Agência Lusa, este tema na véspera do Dia Nacional da Água, marcando também o início de um novo ano hidrológico em Portugal.

«É preciso promover o consumo de água da torneira, em prol da engarrafada que [devido à embalagem] é prejudicial ao ambiente», afirmou Catarina Albuquerque.

A responsável pretende promover o consumo de água canalizada, porém, é necessário serem instalados bebedouros na via pública, uma recomendação que admite não dever ser implementada neste momento em que os profissionais de saúde desaconselham o seu uso alegando risco de contaminação do vírus da gripe A.

Esta responsável defendeu ainda que devia haver uma «mega-campanha do Governo» a lembrar os portugueses que a água da torneira tem muito boa qualidade e que é mais amiga do ambiente do que a engarrafada.

Actualmente, cerca de 400 milhões de pessoas vivem em regiões com escassez de água, prevendo as Nações Unidas que este número chegue aos quatro mil milhões em 2025.

A crescente escassez de água, aliada ao rápido aumento da população mundial, leva a que se questione se os recursos de água doce podem vir a ser fonte de conflitos internacionais ainda durante este século. Portugal, por exemplo, partilha 48 por cento das suas reservas de água com Espanha


Sem comentários: