sexta-feira, 9 de outubro de 2009

A Cortiça


A Corticeira Amorim lançou em 2008 uma campanha publicitária para promover o consumo dos produtos de cortiça, nomeadamente as garrafas de vinho que usam rolhas de cortiça como vedante. A escolha da cortiça é apresentada como um investimento na conservação do montado, um hotspot mundial de Biodiversidade que é exemplo de compatibilidade entre a exploração dos recursos naturais e a preservação da diversidade biológica.


A campanha “Save Miguel” incluía um vídeo com a participação do actor norte-americano Rob Schneider que alertava os consumidores para os benefícios sociais, ambientais e económicos da utilização de produtos de cortiça natural e, particularmente, do impacto positivo da aquisição de garrafas de vinho com rolhas de cortiça. O vídeo foi disponibilizado no YouTube e visualizado por mais de meio milhão de internautas. Adicionalmente foram também criados um site (www.savemiguel.com) e perfis no Flickr e Facebook, a que já se associaram 6000 pessoas de dezenas de países como expressão da sua preferência por produtos de cortiça.

Recentemente, o filme publicitário “Save Miguel” foi distinguido com o prémio Charles Darwin no Art&Tur – Festival Internacional de Filmes de Turismo depois de ter vencido nas categorias de “O guião mais original” e “A escolha do Público” no prestigiado Oenovideo - Festival Internacional de Cinema da Vinha e do Vinho.


2 comentários:

Manuela Araújo disse...

Não vi os outros vídeos concorrentes ao prémio, mas ainda bem que "Save Miguel" ganhou, pela nossa cotriça, pelos nossos sobreiros.

mfm disse...

Alguém tem que defender o ambiente,em especial o Alentejo que sem sobreiros caminha para a desertificação. Se não promoverem a cortiça é o que pode acontecer.