quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Bosque no Deserto Pode Evitar Aquecimento Global


Transformar um deserto num bosque pode ser a resposta ao aquecimento global, segundo uma equipa de biólogos e climatologistas. A ideia consiste em plantar árvores de crescimento rápido, como eucaliptos, para cobrir desertos, como o Sahara, segundo informa o El País.

Segundo os peritos, estas zonas de vegetação seriam regadas por água do mar dessalinizada através de plantas de regadio. O novo manto de árvores criaria um microclima próprio, que poderia sugar o dióxido de carbono da atmosfera. Segundo escreve o jornal The Guardian, os cálculos da equipa os desertos arborizados poderiam retirar cerca de oito milhões de toneladas de carbono por ano, sensivelmente o mesmo que é emitido com os combustíveis fosseis e a desflorestação.

O responsável da ideia é Leonard Ornstein, biólogo celular na Universidade de Medicina de Nova Iorque, juntamente com Igor Aleinov e David Rind, especialista em clima da NASA. A proposta foi publicada no «Journal of Climatic Change» e os seus criadores defendem que a «curto prazo é a melhor resposta para acabar com o efeito de estufa».

O custo do projecto custaria os 1, 35 milhões de euros por ano. Apesar do custo, os defensores da proposta garantem que é económica se for comparada com as outras propostas existentes. Para além disso, esta é a única solução que é focada na resolução total do problema .

Fonte:TVI

Não, não é utopia .

Ideias precisam-se antes que seja tarde de mais .

Sem comentários: