quinta-feira, 15 de abril de 2010

A Península Ibérica Está A Aquecer Três Vezes Mais ...


A Península Ibérica está a aquecer três vezes mais rápido do que o resto do planeta. Nesta região as temperaturas estão a subir a um ritmo preocupante e a chuva é cada vez mais escassa. São as conclusões de um relatório apresentado pelo Ministério do Ambiente espanhol, divulgado pelo jornal «i»

De acordo com o documento, Portugal e Espanha são dos países do mundo onde as temperaturas mais aumentaram nos últimos 30 anos. Neste espaço de tempo, o mercúrio nos termómetros desta região subiu meio grau centígrado, em cada década.

Pode não parecer muito, mas na verdade, o valor supera em 50 por cento a média do aquecimento no hemisfério norte e é quase três vezes superior aos valores globais.

Todos nós já nos apercebemos que caminhamos rapidamente para termos unicamente duas estações. Também já constatámos que parece haver uma estação das chuvas e outra seca. O clima está realmente a mudar de temperado para um clima mais próximo do tropical. Todas estas modificações podem alterar os ecossistemas tal como os conhecemos.

Sem comentários: