segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Irão: Ameaças Graves Ou Fanfarronice?


...  Petróleo e Sanções: Mistura Explosiva


O Estreito de Ormuz, é um dos mais importantes e estratégico no mundo. Uma estreita faixa (34 km de largura) de água através do qual passam mais de 15 milhões de barris de petróleo por dia, em 2009, de acordo com a Agência de Informação de Energia dos EUA . Isto é cerca de um terço de todo o petróleo transportado por mar em todo o mundo. Fechar o estreito seria desastroso para a economia mundial, fazendo subir o  preço do petróleo às alturas.


O Irão ameaçou várias vezes fechar o Estreito, mas nunca o efectivou. Agora, seria um tiro no próprio pé, quase 80% das suas receitas vêm da indústria do petróleo. O Irão é um dos maiores produtores de petróleo do mundo. Grande parte do petróleo que é fornecido através do Estreito de Ormuz vai para a China, um cliente importante para o Irão.


A mais recente ameaça de fechar o estreito, de acordo com especialistas e autoridades do governo dos EUA, parece ser uma tentativa por parte do Irão para intimidar os EUA e, especificamente, o presidente Barack Obama, para não avançar com novas sanções que visam forçar o Irão a restringir o seu programa nuclear.


O que podia acontecer se o Estreito fosse fechado militarmente? 
Seja quem for o presidente dos EUA ,seria forçado a responder, a abrir o Estreito e, uma acção militar contra o Irão pode significar guerra. ( Fonte: aqui)

Sem comentários: