quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Finalmente Uma Boa Notícia Proveniente do Ministério Da Educação

Menos alunos, menos professores, mas... as mesmas escolas? Com a educação a dar sinais dramáticos de retracção - num universo em que só o ensino básico perdeu 13 mil alunos num único ano - o Governo parece tomar um caminho diferente: pela primeira vez, em 11 anos, decide não encerrar escolas do 1º ciclo. A decisão surpreende pela positiva, depois da política que levou ao fecho de mais 6.500 escolas com menos de 21 alunos.

 Falta agora saber se esta boa notícia é definitiva ou apenas aparente, dado que o ministério tutelado por Nuno Crato ainda não esclareceu se a decisão vale apenas para o próximo ano lectivo - um dado relevante numa altura em que o país se prepara para Autárquicas.

Bem sei que os tempos mudaram, as acessibilidades são hoje facilitadoras para tornar o 'longe em perto', mas nada melhor para os mais novos (1ªciclo) poderem estar junto dos familiares e disporem de mais tempo para brincar e estudar. Também as povoações podem usufruir de uma outra dinâmica com a proximidade dos jovens. É de louvar que não fechem mais escolas - esperamos que esta posição faça parte de um plano organizado e se mantenha na continuidade.

Fonte:Económico

Sem comentários: