sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Está Explicado Porque Temos Aguentado Até Agora Tanta Adversidade ...

Quando sentimos dor, o nosso cérebro possui um agente específico, chamado sistema opioide, que libera uma espécie de analgésico natural, que ajuda a amortecer o sofrimento.

Até hoje, acreditavamos que o sistema opioide entrava em acção apenas quando se tratasse de dor física.
Agora, porém, pela primeira vez foi demonstrado que o sistema opioide funciona também para aliviar a chamada "dor social", ou "dor moral".
Segundo os investigadores, a descoberta vai ajudar na compreensão da depressão, da ansiedade social e de diversas fobias.

O que se comprovou agora é que o sistema analgésico natural do cérebro, baseado nos chamados "receptores opioides", responde também à rejeição social, e não apenas aos danos físicos.
Mais do que isso, as pessoas com alta pontuação em um traço de personalidade chamado resiliência - a capacidade de se ajustar a mudanças ambientais - apresentam a maior intensidade de activação dos analgésicos naturais.

"Este é o primeiro estudo a perscrutar o cérebro humano para mostrar que o sistema opioide é activado durante a rejeição social," garante o professor David Hsu, da Universidade de Michigan (EUA).

Assim, se é verdade que algumas palavras podem ferir mais do que as pedras atiradas contra você, felizmente parece que temos um aliado dentro do nosso próprio cérebro, que tem seu próprio jeito de nos ajudar a aliviar a dor social.

Está explicado como temos até agora aguentado todas as palavras dolorosas que temos escutado nos últimos tempos.

Sem comentários: