quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Quinta-feira Pelas 15 horas Será Realizada A Votação Que Irá Aclamar Formalmente António Guterres

António Guterres ficou à frente e não recolheu nenhum veto na sexta votação do Conselho de Segurança das Nações Unidas, em Nova Iorque, para eleger o próximo secretário-geral da organização.

A embaixadora dos Estados Unidos junto da ONU disse que os 15 países membros do Conselho de Segurança decidiram unir-se em volta de António Guterres devido às provas que deu na sua carreira e durante a campanha. "As pessoas queriam unir-se em volta de uma pessoa que impressionou ao longo de todo o processo e impressionou a vários níveis de serviço", disse Samantha Powell aos jornalistas.

O embaixador de França no Conselho de Segurança, François Delattre, declarou que a escolha de António Guterres é uma "boa notícia para as Nações Unidas".

Será um "secretário-geral muito forte e eficaz", afirmou o representante permanente do Reino Unido no Conselho de Segurança, Matthew Rycroft.



O presidente do Conselho de Segurança disse que o organismo espera recomendar "por aclamação" o nome de António Guterres na quinta-feira. "Hoje, depois da nossa sexta votação, temos um favorito claro e o seu nome é António Guterres. Decidimos avançar para um voto formal amanhã de manhã [quinta-feira] e esperamos fazê-lo por aclamação", disse aos jornalistas Vitaly Churkin.


Quinta-feira, pelas 15 horas (hora em Portugal continental), será realizada a votação formal que irá aclamar formalmente António Guterres como o nome desejado para suceder ao sul-coreano Ban Ki-moon.

Fonte: JN

Sem comentários: