domingo, 1 de setembro de 2019

Uma Substância Produzida Pelo Próprio Corpo Humano Pode Ajudar A Tratar Diabetes

Uma substância produzida pelo próprio corpo humano ajuda a controlar os níveis de glicose e pode ser uma alternativa aos medicamentos atuais para combater o diabetes.
A descoberta é do pesquisador brasileiro Luiz Osório Leiria, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), atualmente fazendo sua pesquisa na Universidade Harvard, nos Estados Unidos.
Batizada de lipídio 12-HEPE, a substância é um tipo de gordura que é produzida e liberada pelo tecido adiposo marrom, conhecida como gordura boa. O tecido adiposo marrom está principalmente relacionado à regulação térmica do organismo por meio da produção de calor, enquanto o tecido adiposo branco é aquele relacionado com a obesidade e tem a função é acumular gordura quando há excedente energético disponível.

É cedo para dizer, mas pode significar sim [um novo tipo de tratamento], pois no diabetes tipo 2 que ocorre intolerância à glicose, ou seja, ocorre um defeito da capacidade do organismo em captar a glicose após uma refeição e com isso a glicemia permanece elevada por muito tempo," explicou o pesquisador.

Mirabegron

Um remédio já comercializado no país chamado Mirabegron, indicado para o tratamento de uma disfunção urinária conhecida como bexiga hiperativa, tem também a capacidade de ativar o tecido adiposo marrom. A pesquisa de Luiz Osório mostrou que pacientes tratados com esse medicamento têm níveis mais elevados de 12-HEPE no sangue.
Nos testes in vitro em células adiposas provenientes de humanos, os resultados mostraram que 12-HEPE aumentou a captação de glicose. "Em humanos, sabemos duas coisas: os níveis do lipídio são reduzidos em humanos obesos e, quando indivíduos tomam uma droga (Mirabegron) que ativa o tecido adiposo marrom, o lipídio é liberado no sangue", contou Luiz Osório.

Fonte: DS

Sem comentários: