segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

A Palavra Do Ano É ...

Palavra vencedora recolheu 27,7% dos mais de 20.000 votos registados.

“Violência [doméstica]” é a palavra do ano escolhida pelos portugueses numa votação online, anunciou esta segunda-feira a Porto Editora, promotora da iniciativa. Segundo a Porto Editora, a palavra vencedora recolheu 27,7% dos mais de 20.000 votos registados.

A escolha é justificada pela Porto Editora “em consequência dos inúmeros casos que foram sendo conhecidos ao longo do ano e que, infelizmente, resultaram em vítimas mortais — de acordo com notícias recentes, foram 35 mulheres, homens e crianças assassinadas em Portugal no contexto de violência doméstica só no ano passado”

Em segundo lugar, a apenas uma décima de distância ficou a palavra sustentabilidade, que “liderou a votação desde o início até praticamente o final da votação, ficando assim notória a crescente preocupação que o tema da sustentabilidade desperta na sociedade portuguesa perante as sérias ameaças que pendem sobre a vida colectiva em consequência das alterações climáticas”, segundo comunicado da editora.

Outro tema “que não passou ao lado dos portugueses é o problema da difusão de informações falsas através das redes sociais": “desinformação” ficou em terceiro lugar com 13,8% dos votos.

Fonte: J Público

Sem comentários: