sexta-feira, 24 de abril de 2020

Diferença Entre Espiritualidade E Religiosidade

Como a espiritualidade pode ajudar no seu dia a dia
Enquanto a primeira é um conceito mais geral e que não tem a ver com doutrina, a segunda está centrada na fé em determinado caminho, vindo por um olhar específico de uma religião.


O termo religião, deriva do latim religare, que significa se ligar novamente ao divino. Assim sendo, as religiões geram um senso para estabelecer uma reconexão entre os seres humanos com algo maior (ou com o todo).
As religiões, portanto, compõem os diferentes caminhos para restabelecer essa conexão.
Entretanto, no decorrer da história da humanidade, as religiões passaram a ser vistas como instituições, possuindo então regras próprias de funcionamento, e atualmente podem ser consideradas como uma organização formal.
É possível dizer que a religiosidade é uma janela para o mundo espiritual, entretanto, não é a única forma de estarmos conectados a ele.
É possível ter religiosidade sem espiritualidade e espiritualidade pode ser exercida sem religião?
Religião:A religião pode ser vista como um conjunto de práticas relacionadas ao mundo espiritual, envolvendo crenças, rituais e preceitos que se relacionam com aquilo que transcende, com aquilo que é místico e sobrenatural. E para se conectar com essa transcendência, a fé, é primordial.

A Espiritualidade

O conceito de espiritualidade nada tem a ver com uma doutrina específica, podendo ser exercida em qualquer crença religiosa, ou até mesmo sem estar ligada a uma religião formalizada.
Podemos dizer que o conceito está ligado à consciência de que a nossa existência está ligada a um fenómeno que é capaz de transcender a vida material.
É ter a consciência de que existe algo maior, que rege todo o Universo, e do qual cada um de nós é uma pequena parte, que ao lado de outras partes similares e ao mesmo tempo com suas próprias particularidades, formam esse Todo.
Dessa maneira, a religião que escolhemos importa muito pouco, uma vez que demonstra apenas a nossa identificação com determinadas ideias, conceitos e percepções acerca do mundo espiritual, que mesmo diferentes de outras religiões, ainda assim, nos levam ao contacto com esse mundo.
A espiritualidade vem de dentro!
Exercer a espiritualidade independe da prática de ritos e de seguir uma doutrina, mas é sim uma postura perante à vida e um exercício da fé em algo maior que a nossa existência na Terra.
Espiritualidade vem do caminho que se percorre na compreensão de que o outro é uma grande maravilha desse mundo, pois são eles que nos apontam as nossas fragilidades, vulnerabilidades e lugares que devemos revisitar dentro de nós para que possamos evoluir.
Quando eu me julgo no direito de falar mal, de achar que a minha raça ou religião é a certa e a do outro é a errada, será que não existe aí uma busca minha por algo externo como um certo absoluto?
espiritualidade é olhar para dentro e não para fora, amados. Afinal é DENTRO de cada um de nós que o grande show acontece!
Fonte: LILIAN ALENCAR

Sem comentários: