sexta-feira, 19 de junho de 2020

Solstício De Verão

 
Solstício de Verão é uma transição de forte corrente energética e é comemorado com alegria pelos amantes da astronomia. Originário da palavra em latim Sol + Sistere tem o significado de “que não se mexe”.

Este sábado (20/6) será o dia mais longo do ano no Hemisfério Norte e o dia mais curto do ano no Hemisfério Sul. O solstício marca o início do verão e o início do inverno, respectivamente, em cada uma das metades do globo. A partir do Solstício, os dias encurtam enquanto as noites se tornam cada vez mais longas, e lentamente a escuridão volta a entrar, até chegar ao Solstício do Inverno.

É uma data que tem um significado espiritual desde tempos ancestrais, desde que o ser humano se começou a maravilhar com o poder extraordinário do Sol. Os Celtas celebraram o momento com grandes fogueiras, e a tradição foi mantida pelos Cristãos, que situaram a festa de São João próximo do Solstício. Também é a festa de Li, deusa chinesa da Luz.

Na roda do tempo, o Solstício de Verão é o momento em que Terra e Sol se alinham de modo que todos os seres que crescem e vivem, possam chegar à sua plenitude.

A Luz cada vez mais intensa, fortaleceu os organismos, deu energia para crescer e desenvolver. A partir do Solstício, inicia-se o período do amadurecer, para que a colheita - mais para o tempo do Equinócio do Outono - possa ser abundante.

As energias vitais estão no auge, a atracção e o desejo entre os princípios masculinos e femininos podem transformar-se em amor.. e uma nova vida pode ser iniciada! 

Por ser um dia único no que diz respeito ao Sol, não é de admirar que muitas culturas tenham construído templos em que curiosos efeitos de luz são gerados no dia do solstício de verão como ovos de Páscoa históricos , e Stonehenge provavelmente , um dos mais famosos do mundo.

Muitas pessoas viajam todos os anos para acompanhar o solstício de verão em Stonehenge. Em 2020, contudo, por conta da pandemia de covid-19, a celebração presencial precisou ser suspensa. Para não deixar os visitantes desamparados, a administração do local vai transmitir, pela primeira vez, o evento pela internet. 

A administração do local informou que “para a segurança e o bem-estar de todos” as celebrações no local tiveram que ser canceladas. Porém, tanto o pôr do sol em 20 de junho quanto o nascer do sol em 21 de junho, serão transmitidos ao vivo nos canais de mídia social da English Heritage, gratuitamente. 

O pôr do sol no Reino Unido é às 21h26 (20h26 GMT) no sábado (20/6). O nascer do sol é às 04h52 BST (3h52 GMT) no domingo (21/6). 

O evento será transmitido, ao vivo, pela página do English Heritage no facebook.
 
Também será possível assistir à cobertura nos canais oficiais do English Heritage no YouTube, Twitter, Twitch, Instagram e TikTok. 

Sem comentários: