Pesquisar neste blogue
terça-feira, 3 de junho de 2025
Composto Natural Do Arroz E Café Ajuda A Relaxar Artérias Do Coração
Ácido ferúlico
O estreitamento repentino das artérias coronárias - chamado espasmo das artérias coronárias - pode causar dor no peito (angina), ataques cardíacos e outros problemas cardíacos graves.
Agora, Kento Yoshioka e colegas da Universidade Toho (Japão) descobriram que o ácido ferúlico ajuda a prevenir esses espasmos de maneira muito robusta e eficiente porque ele age de duas maneiras diferentes para atingir esse objetivo.
O ácido ferúlico é um composto natural encontrado no arroz, no café e em outros vegetais, como cenouras, tomates, trigo e aveia.
Usando artérias coronárias suínas, que se assemelham muito às artérias cardíacas humanas, os pesquisadores descobriram que o ácido ferúlico reduz significativamente as contrações arteriais causadas por gatilhos químicos.
As investigações revelaram duas ações principais do ácido ferúlico:
Impede a entrada de cálcio nas células musculares através dos canais de cálcio do tipo L, que normalmente causam a contração das artérias.
Mesmo quando o cálcio não está envolvido, o ácido ferúlico ainda previne o estreitamento das artérias ao impedir a ativação de uma proteína específica (cadeia leve da miosina), essencial para a contração muscular.
Melhor que remédio
Surpreendentemente, o ácido ferúlico foi, em alguns casos, até mais eficaz do que o diltiazem, um medicamento amplamente utilizado para relaxar os vasos sanguíneos - ao contrário dos compostos em seu estado natural, nas plantas, os medicamentos apresentam o princípio ativo altamente concentrado.
"Como o ácido ferúlico é de origem vegetal e considerado seguro, ele pode ter potencial como ingrediente alimentar saudável ou até mesmo como base para futuros medicamentos para o coração," disse o professor Kento Yoshioka, coordenador da equipe.
A equipe ressalta que sua pesquisa abre o caminho para novas maneiras naturais de promover a saúde cardíaca - possivelmente por meio de inclusão na alimentação de vegetais ricos em ácido ferúlico, ou mesmo de suplementos.
Checagem com artigo científico:
Artigo: Inhibitory effects of ferulic acid on the contraction responses of porcine coronary arteries: a comparison with diltiazem
Autores: Kento Yoshioka, Keisuke Obara, Yilin Luo, Qianghaodi Hong, Ayaka Fujiwara, Wakaba Kinami, Hideaki Ozawa, Yoshio Tanaka
Publicação: Journal of Pharmacological Sciences
DOI: 10.1016/j.jphs.2025.04.006,Via DS
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário